segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O que é uma decepção?



Por definição, é o ato ou efeito de enganar; surpresa desagradável; logro; desilusão.
Logo, uma pessoa decepcionada é uma pessoa desiludida e,consequentemente “dolorida”, machucada, ou seja, partes vitais deram lugar à morte.
Um texto que nos ajuda de forma extraordinária, não apenas a entender, mas sobre tudo a encontrar o caminho da cura para a “decepção com Deus” é a história de Elias em I Reis 19,1-18.
De quem estamos falando?
Estamos falando de um dos profetas de maior expressão do Antigo Testamento. Depois de uma arrasadora vitória sobre 450 profetas do deus Baal, ele foi jurado de morte pela rainha Jezabel e, com medo, fugiu para o deserto. Caiu, então, numa grande depressão, e chegou a pedir a Deus que o matasse (v.4). Significa dizer que: “os grandes heróis da Bíblia também lutaram com a decepção”. A forma como este “herói ferido” foi tratado, é para nós hoje um medicamento poderoso.
Quando você se decepciona com alguém há duas opções: desistir ou continuar. Continuar, no entanto torna-se difícil, por quê? Porque continuar exige “zerar a relação”, é a busca pelo marco zero.

II Corintios 4vs. 8-9: "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;”

Você pode estar em tribulação, mas ela não angustiará seu coração por muito tempo, porque o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã!

Você pode estar perplexo, mas não ficará desanimado, pois o Senhor te sustenta com sua mão forte. Você pode estar sendo perseguido, mas não está desamparado, pois o Senhor está com você e irá pelejar por sua causa!

Você pode estar abatido, mas não destruído, porque somos mais que vencedores no nome de Jesus Cristo.

A decepção pode chegar, mas o Amor de Cristo chegou antes que você fosse formado no ventre de sua mãe!
Ainda em referência aos exemplos de decepções da Bíblia, no segundo caso, Jesus pergunta ao paralítico o que ele queria. Jesus sabia muito bem que aquele homem queria andar, mas Ele queria ouvir da sua boca: "E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? "
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.”
É interessante perceber que o homem não entendeu a pergunta de Jesus, pois Jesus perguntara se ele queria ser curado, não se ele queria ser levado as águas quando elas fossem agitadas.Você pode estar pensando: Porque Jesus perguntou para um paralítico se ele queria ser curado se isto é tão óbvio?

Jesus queria ouvi-lo! E Deus espera esta atitude de você também!

Talvez você sinta se angustiado por um problema específico, mas quando é para pedir, você decide pedir que Deus resolva outros!Jesus sabia que o homem não entendera que seria curado pelas mãos Dele, e por isso frisou bem aquela situação, para que após a cura ele pudesse entender que foi Jesus que o curou, não o banho no tanque.
Lembremos o final deste episódio:
João 5 "E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava.”


Jesus deseja e pode fazer algo por você, mas é preciso que diga a Ele o que vai ao seu coração. Então tome algumas atitudes, se for possível, que seja agora mesmo:

1º Fale com Deus em nome de Jesus;

2º Conte o seu problema ou decepção como se tivesse contando a um amigo. Abra o seu coração!;
3º Diga especificamente o que você gostaria que fosse feito, mas, primeiramente, peça que sua decisão esteja sempre debaixo da vontade do Pai;

4º Tenha fé que Deus cuidará dos seus problemas e decepções;

5º Depois descanse no Senhor.Jesus te ama e não o desamparará! Lembre que Ele é seu amigo mais chegado que um irmão!
Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário, SUGESTÃO OU DÚVIDA”