quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

RESTAURE O SEU ALTAR



1 Reis 18:30 a 39

Quatrocentos profetas de Baal contra Elias – vejo aqui que os inimigos se reúnem contra nós.

1ª ARRUMAR O ALTAR. Elias clamou a Deus, mas antes eles arrumaram o altar para Deus. Elias chamou o povo para restaurar o altar como um só corpo, uma só equipe, pois quem fica somente vendo, está fora do propósito. Quando ajeitamos a nossa vida, não sabemos explicar, mas Deus faz acontecer algo. Não é fácil edificar um altar (v.31). Altar tem que ser edificado sobre a rocha e Jesus é a nossa Rocha. Quem edifica o altar sobre a Rocha, não cai. Onde nós estamos edificados? A Bíblia diz que mil cairão ao meu lado e dez mil à minha direita, mas eu não serei abalado. Se você está edificado em alguma outra coisa q Não é Jesus, não subsistirá. Em 1 Samuel 1:2 diz que não existe nenhuma rocha como o nosso Deus. Jesus disse que Ele é a pedra angular e quem estiver nEle não seria abalado.

2ª CONSTRUIR RESERVATÓRIOS EM TORNO DO ALTAR. Ninguém pode servir a Deus se não tiver reservas em Deus. Como exemplo bíblico, temos aquelas dez virgens que esperavam o noivo para o casamento e cinco delas tinham reservas de óleo e as demais não. Quem não tem reservas será envergonhado. Quantos estão conosco e NÃO estão envolvidos com o Reino como no primeiro amor - Falta reserva de azeite (que é o Espírito Santo)Não seja somente um observador daquilo que Deus está fazendo – No Salmo 25, o Senhor é cheio de segredos e só revela para os seus íntimos. Se o dia de amanhã for tenebroso, ainda assim venceremos se tivermos reservas no altar. Vemos a vida de Jó, no capítulo 42, que antigamente ele servia a Deus só de ouvir, mas que agora ele via a Deus.

3ª NÃO PODEMOS FAZER O NOSSO SACRIFÍCIO DE QUALQUER JEITO. Não podemos apresentar o nosso sacrifício a Deus de qualquer maneira – não é jogar sobre o altar. Vemos no verso 33 que Elias preparou com carinho e riquezas de detalhes, fazendo assim o melhor para Deus. Como exemplo também, vemos Abraão e os seus sacrifícios – Quando ele preparou os animais para Deus, o cheiro do sangue atraiu as aves que vinham sobre os sacrifícios e Abraão não permitiu que o inimigo viesse atrapalhar seus sacrifícios para Deus. Ele cuidou para que não fosse apenas um protocolo e sim uma adoração ao ÚNICO DEUS. O que aconteceu então? Depois de muito tempo de zelo pelas coisas de Deus e apresentadas a Ele, o Senhor se manifestou em fogo vindo do céu. SE TIVER DEDICAÇAO, DEUS RECEBE. Porém se não houver dedicação, não interessa para o Todo Poderoso, pois falta consagração a Deus – todos dão a paz do Senhor na igreja, mas temos que ser muito alem disso – temos que ser separados para Deus (não dos muitos chamados, mas sim dos POUCOS ESCOLHIDOS). Não temos que ficar preocupados com os outros crescimentos e observando as atitudes para apenas comparação conosco. O que importa é CONTINUAR TRABALHANDO. O que mantém uma igreja de pé é Deus.

4ª LAVAR O ALTAR COM MUITA ÁGUA. No verso 34, Elias lava o altar várias vezes com muita água, o que é contrário à resposta esperada de Deus: FOGO. É contraditório lavar com água em abundancia, molhando tudo, quando se espera fogo. Sabemos que água é a Palavra de Deus e Elias usou muita água sobre o sacrifício a Deus. Quanto mais temos a Palavra de Deus em nossas atitudes, mais somos limpos para Deus agir e Ele age com fogo – Quanto mais Palavra de Deus, mais Deus age. A Palavra tem que falar comigo. Temos um exemplo maravilhoso quando Jesus foi junto com dois discípulos para Emaú e no final quando eles reconheceram o Mestre, comentou um com o outro: “Quando Ele falava, ardeu em nosso coração”. A Palavra de Deus tem que mexer contigo e causar transformação cheio de amor.

5ª PROVAR DEUS SOBRE O ALTAR. No verso 37, Elias pede a prova de Deus em seu sacrifício e eu digo que NINGUÉM FAZ PROVA DE DEUS SE SOUBER QUE TEM ALGO A DESEJAR. Não restaurou o altar, não fez o melhor, não consegue provar Deus (como também nos Dizimos e Primícias). Confiar em Deus aconteça o que acontecer e vemos outra demonstração disso no relato o rei Nabucodonosor e os três jovens que foram atirados na fornalha ardente por não se prostarem à estátua do rei e a frase máxima foi: “Cremos que Deus pode nos livrar da morte de fogo da fornalha, porém se Ele não quiser, mesmo assim não o abandonaremos”.

6ª DERRAMAR A GLÓRIA DE DEUS SOBRE O ALTAR. Isso é a presença de Deus sobre suas atitudes (sacrifícios). O manifestar de Deus tem que estar sobre o altar de sua vida (casa, ministério, etc.). Veja que por causa de um só homem (Elias), Deus veio. Se teu altar estiver edificado Ele se manifesta SEMPRE.

7ª NO ALTAR RESTAURADO, TODOS VEÊM. Elias em seu coração voltado para Deus, atraiu a atenção de uma multidão, que declararam: “O Senhor é Deus e somente Ele é Deus”. Qual tem sido a nossa atitude para que os outros vejam?????

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário, SUGESTÃO OU DÚVIDA”